Neste Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, o Detran/RS faz um balanço das suas ações de inclusão, em especial para candidatos surdos. Hoje, esses candidatos contam com intérpretes de Língua Brasileira de Sinais cadastrados para traduzir as aulas e servidores capacitados para acompanhar as provas. Outros dois projetos estão em andamento e devem melhorar ainda mais a acessibilidade: a revisão e ampliação do Dicionário de Trânsito em LIBRAS e o desenvolvimento de vídeo-provas.

O Projeto Trânsito Todos os Sentidos começou a ser desenvolvido em 2009, com uma série de grupos focais com candidatos surdos, buscando conhecer sua realidade para atender da melhor forma possível suas reivindicações. O passo seguinte foi formar servidores na língua de sinais. Os servidores criaram, juntamente com a Faders (Fundação de Articulação e Desenvolvimento de Políticas Públicas para Pessoas com Deficiência no RS), o primeiro dicionário de trânsito em LIBRAS, instrumento importante para tornar conhecidos termos específicos da área do trânsito, utilizados nas aulas e provas.

Em 2010, o Detran/RS começou a oferecer acompanhamento integral para as provas. Foram mais de 1,5 mil exames teóricos e 120 em exames práticos (a maioria dos candidatos dispensa acompanhamento durante a última etapa). No ano seguinte, o Detran/RS passou a oferecer intérpretes de LIBRAS para as aulas. Foram 10.787 aulas teóricas e 270 aulas em simulador acompanhadas por intérpretes em todo o Rio Grande do Sul. No período, foram 327 candidatos beneficiados.

Vídeo-prova em LIBRAS

Em desenvolvimento no Detran/RS, a vídeo-prova permite a visualização das questões e alternativas da prova teórica traduzidas em apenas um clique. Com esse recurso, os candidatos podem realizar a prova com mais independência e sem a interferência do intérprete no entendimento das questões. A tradução em LIBRAS será disponibilizada no enunciado e em cada alternativa, podendo o candidato repetir quantas vezes entender necessário, dentro do horário total disponibilizado para realização do exame.