Com cinco vídeos impactantes sobre os principais fatores de riscos de acidentes de trânsito, a campanha da Operação Viagem Segura foi selecionada entre as três finalistas nacionais do prêmio Profissionais do Ano. A campanha concorre na categoria institucional, que seleciona comerciais ou campanhas de causas, ideias, instituições ou serviços de utilidade pública, sem fins econômicos ou apelo de compra.

Realizado há 37 anos pela Rede Globo, o Profissionais do Ano é considerado, pela maneira que o juri é construído e pela isenção e credibilidade de todo o formato, o prêmio nacional mais relevante na área da publicidade. Nesta edição, foram analisados 1.154 comerciais (aproximadamente 11h de exibição).

Desenvolvida pela agência Morya, em parceria com a equipe de comunicação do Detran/RS, a campanha inaugurou uma nova linguagem nas propagandas educativas de trânsito, em consonância com a tendência mundial de utilizar mensagens mais fortes e mesclar elementos emocionais e racionais. As peças foram veiculadas entre 2014 e 2015 em TV, Internet, cinema 3D, spots de rádio e outdoors. Os vídeos podem ser vistos no canal do Detran/RS no YouTube ou na fanpage da Autarquia no Facebook.

A campanha é assinada pelo Detran/RS, Polícia Rodoviária Federal, Brigada Militar, Comando Rodoviário da BM e Polícia Civil, órgãos que realizam a operação de fiscalização nos feriados e datas comemorativas com altos índices de acidentes. Em 45 edições, a Operação Viagem Segura já fiscalizou mais de 3,8 milhões de veículos.

A premiação nacional do Profissionais do Ano acontece em São Paulo, no dia 28 de outubro.

FICHA TÉCNICA

ANUNCIANTE: DETRAN (PORTO ALEGRE / RS)

AGÊNCIA: MORYA (PORTO ALEGRE/ RS)

DIREÇÃO DE CRIAÇÃO: FÁBIO BERNARDI / GREGÓRIO LEAL

CRIAÇÃO: RODRIGO POMPEO / MARLON ABRAHÃO / GREGÓRIO LEAL / BRENNER CRUVINEL

DIREÇÃO: MARCELLO LIMA / JULIANO STORCHI

PRODUTORA: ZEPPELIN FILMES (PORTO ALEGRE/ RS)

PRODUTORA DE SOM: B SOUND (PORTO ALEGRE/ RS)

PÓS-PRODUTORA: CASA BLANCA (SÃO PAULO/ SP)

MÍDIA: DENISE MARUSIAK / CLARISSA DORNELES

ATENDIMENTO: MILENE SANTOS / SABRINA FITIPALDI

APROVAÇÃO: THIAGO ALLMER/ EUNICE GRUMAN / ALANA LACERDA